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Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831
Resumen
BESSA, Nicia M.. Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computador. Est. Aval. Educ. [online]. 2007, vol.18, n.37, pp.115-156. ISSN 0103-6831.
Por muitos anos, o conceito de validade e a metodologia de validação da interpretação dos resultados, obtidos pelos examinandos em provas educacionais, evoluíram no sentido de uma incorporação de princípios e de métodos da psicologia cognitiva. Neste artigo, essa evolução é abordada como uma contínua discussão de temas, e como uma sucessão de linhas de investigação relevantes para a consolidação de uma teoria da validade e de uma metodologia de caráter científico. Ao focalizar desdobramentos mais recentes desse processo, trata-se com especial atenção o trabalho de pesquisadores que procuram estabelecer uma fundamentação adequada para uma nova metodologia de construção de testes, na qual os estudos sobre a validade de constructo são introduzidos no planejamento e no desenvolvimento da prova. Nessa perspectiva, são examinados problemas concernentes à validação, tanto nas provas educacionais produzidas artesanalmente, como nas geradas por programas de computador.
Palabras clave : Psicologia Cognitiva; Metodologia De Testes; Validade; Validade De Constructo; Processo De Validação.