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Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831
Resumen
TOGNETTA, Luciene Regina Paulino y ROSARIO, Pedro. Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.56, pp.106-137. ISSN 0103-6831.
Compreender e avaliar a dimensão que tomam os mecanismos psicológicos atuantes em ações de uma violência específica como o bullying pode contribuir para a discussão das intervenções educacionais que promovam a formação moral desejada pelas instituições de ensino. A pesquisa atual objetivou relacionar tal forma de violência chamada bullying às representações de si e ainda às formas pelas quais os sujeitos se autorregulam em situações hipotéticas que apresentem o problema, constatando assim seus engajamentos ou desengajamentos morais. Os procedimentos realizados para verificar a presença dessas relações apontam que sujeitos cujas representações de si são individualistas também se apresentam mais desengajados moralmente e mais propensos a serem autores em situações de bullying, mostrando assim que mais do que um problema social, as questões de convivência devem ser tratadas do ponto de vista moral.
Palabras clave : Bullying; Questões Morais; Ética; Violência na Escola.