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Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
SILVA, Luciano Campos da y MATOS, Daniel Abud Seabra. Indisciplina no PISA: entre o intra e o extraescolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.68, pp.382-416. Epub 01-Mayo-2017. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4590.
São objetivos deste trabalho: analisar o fenômeno da indisciplina escolar por meio dos dados do PISA 2012; aplicar um modelo de regressão linear multinível tendo o clima disciplinar como variável dependente; e identificar fatores explicativos intra e extraescolares associados à indisciplina. A contribuição mais significativa deste trabalho é apontar que a indisciplina parece ser mais dependente de fatores intra do que extraescolares. Variáveis clássicas como nível socioeconômico, tipo de escola e gênero não apresentaram poder explicativo sobre a indisciplina, o que tenciona a tese de que o fenômeno se associaria diretamente à origem social dos estudantes. A proporção de repetentes da escola se mostrou o fator de maior impacto na indisciplina.
Palabras clave : Indisciplina Escolar; PISA; Regressão Linear Multinível; Comportamento do Aluno.