Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
BIZZOCCHI, Carlos Eduardo. Avaliação e recuperação nos ginásios estaduais pluricurriculares experimentais - GEPES (1967-1969). Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.71, pp.438-471. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4710.
Os processos de avaliação e recuperação integraram-se como ferramentas fundamentais para a promoção automática (como era denominada a progressão continuada) de 1967 a 1969, enquanto funcionou o Núcleo Experimental da Lapa, que coordenou o Grupo Escolar Experimental “Dr. Edmundo de Carvalho” e quatro unidades do Ginásio Estadual Pluricurricular Experimental (Gepe) na zona oeste paulistana, com o objetivo de implantar a continuidade dos ensinos primário e ginasial. O Núcleo valeu-se de variadas formas de avaliação e recuperação para validar a promoção automática. Com base na revisão bibliográfica, o presente estudo procedeu a uma análise crítica dos relatórios anuais das unidades e dos processos de formulação das propostas de avaliação e recuperação que fizeram parte do projeto, relatando a trajetória nem sempre linear em busca da melhor forma de avaliar e aprovar o aluno, diante do novo desafio da organização por ciclos.
Palabras clave : Avaliação da Aprendizagem; Estudos de Recuperação; Ginásio Estadual Pluricurricular Experimental da Lapa; GEPE.