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Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
MOREIRA, Juliana Corrêa y TOMAZZETTI, Cleonice Maria. Avaliação na Educação infantil e formação contínua de professores. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.71, pp.504-527. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4507.
Este artigo trata dos resultados a que se chegou na pesquisa de mestrado, desenvolvida por meio de uma investigação-ação educacional (IAE) com o grupo de professoras de uma instituição pública de educação infantil da rede municipal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Focalizou a avaliação na educação infantil buscando compreender sua relação com a qualidade das práticas pedagógicas das professoras que atuam junto às crianças menores de 3 anos. O estudo investigou as práticas avaliativas que se realizam naquele contexto, tendo em vista a qualificação das práticas pedagógicas a partir do processo reflexivo gerado nas professoras. Os resultados indicam que esse é um processo em desenvolvimento no contexto pesquisado, além de evidenciarem a potencialidade da avaliação para a formação contínua dos professores e, consequentemente, a qualificação dos contextos educativos para a infância.
Palabras clave : Avaliação da Educação; Investigação-Ação; Formação Contínua; Educação Infantil.