Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
NICOLA, ROSANE DE MELLO SANTO y AMANTE, LÚCIA. RUBRICAS: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORIENTADA ÀS COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e07582. Epub 25-Feb-2022. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v32.7582.
O artigo visa a descrever a mediação por rubricas na avaliação de desempenho, produção e procedimentos dos estudantes, relacionados a uma dada competência. Fundamenta-se na abordagem edumétrica, reconhecidamente mais justa para a avaliação de competências, por sua função formadora. Expõem-se aspectos dessa nova cultura de avaliação, bem como critérios de avaliação, níveis qualitativos e estratégia de atribuição de nota por meio de rubricas. Apresenta-se um estudo de caso de construção de rubrica por um professor de educação superior e sua reformulação sob orientação de uma das autoras, com base na dimensão consistência de um modelo de design de avaliação pedagógica em contexto digital. Reflete-se sobre a necessidade de apoio técnico ao docente para a construção de rubricas no modelo proposto.
Palabras clave : INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO; AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS; CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO; EDUCAÇÃO SUPERIOR.