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Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
MOLON, JAQUELINE; LUDOVICO, FRANCIELI MOTTER; BARCELLOS, PATRíCIA DA SILVA CAMPELO COSTA y FRANCO, SéRGIO ROBERTO KIELING. AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08961. Epub 06-Jun-2022. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v33.8961.
O ensino remoto emergencial levou a escola a buscar outras possibilidades de avaliação enquanto acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem. Com o intuito de compreender como os processos avaliativos formativos têm ocorrido nesse período, cinco professores da educação básica foram entrevistados. Este trabalho qualitativo, com objetivo descritivo, teve os dados gerados por meio de narrativas. Os relatos demonstram incertezas e alguns caminhos delineados para avaliar. Conclui-se que algumas tecnologias, quando disponíveis, auxiliam na avaliação dos processos de ensino e aprendizagem. Contudo, para as realidades em que essas tecnologias não são uma possibilidade à integralidade dos estudantes, os professores têm recorrido a diferentes estratégias para propor atividades de aprendizagem.
Palabras clave : PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM; AVALIAÇÃO FORMATIVA; MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA; TECNOLOGIA EDUCACIONAL.