Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
SILVA, JULIANO REGINALDO CORRÊA DA; COSTA, ALEXANDRE MARINO; LIMA, MAURÍCIO ANDRADE DE y MUSSI, CLARISSA CARNEIRO. AVALIAR PARA QUÊ? UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09683. Epub 12-Dic-2023. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v34.9683.
Este artigo analisou o processo de autoavaliação em um instituto federal de ensino sob a lente da gestão do conhecimento e da teoria institucional. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa, do tipo estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, observação participante e pesquisa documental. A análise de dados seguiu os procedimentos da análise de conteúdo e da técnica de triangulação. Os resultados identificam o processo autoavaliativo como um mecanismo de legitimação institucional, com incidência de mecanismos isomórficos miméticos e coercitivos. A associação das lentes da gestão do conhecimento e da teoria institucional proporcionou uma compreensão mais robusta do processo de autoavaliação, identificando limitações e potencialidades.
Palabras clave : AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL; GESTÃO DO CONHECIMENTO; GESTÃO UNIVERSITÁRIA..