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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

QUEVEDO-CAMARGO, GLADYS  y  TONELLI, JULIANA REICHERT ASSUNÇÃO. INGLÊS E AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: PROPOSTAS PARA O PNE 2025-2035. Est. Aval. Educ. [online]. 2024, vol.35, e10547.  Epub 21-Jun-2024. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v35.10547.

Este artigo apresenta propostas de diretrizes e metas para o Plano Nacional de Educação 2025-2035, objetivando a inserção da oferta de língua inglesa no ensino fundamental I. A crescente oferta de inglês nos anos iniciais em contextos públicos, especificamente por meio das secretarias municipais de educação, motivou o desenvolvimento de um projeto de pesquisa que mapeou a oferta do idioma em quatro estados brasileiros. Os dados desse projeto são utilizados para subsidiar as propostas, que têm como principais eixos a promoção do letramento em avaliação de línguas e a avaliação orientada para a aprendizagem. Entendemos que esses eixos têm potencial para exercer grande impacto no ensino e na aprendizagem da língua inglesa e se alinham à proposta de avaliação formativa preconizada pela Base Nacional Comum Curricular.

Palabras clave : EDUCAÇÃO INFANTIL; AVALIAÇÃO (DE LÍNGUAS); POLÍTICAS PÚBLICAS; ENSINO DA LÍNGUA INGLESA..

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