SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35LA META 19 DEL PNE Y LA COMPLEMENTACIÓN DEL FUNDEB CATEGORIA VAARAUTONOMÍA Y DOCENCIA EN EL COTIDIANO ESCOLAR SOBRALENSE: EFECTOS DEL ACCOUNTABILITY índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

CARVALHO, VINíCIUS DA SILVA; AFONSO, ANDRéIA FRANCISCO; OLIVEIRA, HELENA RIVELLI DE  y  CARLOS, PABLO RAFAEL DE OLIVEIRA. O PLANO PARA A CIÊNCIA NO BRASIL: SUGESTÃO DE INDICADORES PARA O PRÓXIMO DECÊNIO. Est. Aval. Educ. [online]. 2024, vol.35, e10581.  Epub 21-Jun-2024. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v35.10581.

Este estudo buscou acompanhar a implementação da Meta 7 do Plano Nacional de Educação no Brasil, analisando os documentos referentes à educação básica e os dados do Exame Nacional do Ensino Médio de 2014 a 2022. Os resultados revelam disparidades no desempenho estudantil relacionadas a gênero, cor/raça, tipo de escola e região. O contexto histórico de exclusão dos negros e indígenas, a concepção de que mulheres não deveriam estar na área de exatas e o acesso de pessoas com deficiência nas escolas são algumas das possíveis justificativas. Conclui-se, assim, que desafios significativos permanecem para que uma educação científica eficaz e igualitária aconteça no país.

Palabras clave : PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024); META 7; CIÊNCIAS; INDICADORES..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )