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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

AGUIAR, DéBORA CRISTINA VASCONCELOS  y  BARGUIL, PAULO MEIRELES. AUTONOMIA E DOCÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR SOBRALENSE: EFEITOS DA ACCOUNTABILITY. Est. Aval. Educ. [online]. 2024, vol.35, e10373.  Epub 21-Jun-2024. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v35.10373.

Esta pesquisa objetiva analisar a vivência da autonomia por duas professoras que lecionam no 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Sobral, Ceará. Para isso, foi feita uma revisão de literatura a partir de autores que discutem sobre autonomia docente e gestão escolar: Afonso, Ball, Contreras, Freitas, entre outros. Também foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola da rede municipal. Os resultados desta investigação indicam o estabelecimento e a manutenção de relações hierárquicas e autoritárias entre as instituições e os sujeitos que compõem o sistema escolar, bem como uma cultura do profissionalismo, gerencialismo e performatividade na instituição educacional.

Palabras clave : AUTONOMIA DOCENTE; ACCOUNTABILITY; AVALIAÇÃO EXTERNA; POLÍTICA EDUCACIONAL..

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