Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
DANZMANN, PÂMELA SCHULTZ et al. MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O CLIMA ESCOLAR: REVISÃO INTEGRATIVA. Est. Aval. Educ. [online]. 2024, vol.35, e10687. Epub 21-Jun-2024. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10687.
Este estudo buscou mapear as produções científicas nacionais e internacionais referentes ao clima escolar. Para isso foi realizada uma revisão integrativa da literatura, adotando- -se o recorte temporal de 2019 a 2023. Foram selecionados 16 artigos que abordaram diferentes concepções sobre clima escolar, os quais foram submetidos a análise conceitual e metodológica. A análise indicou uma diversidade de conceitos e instrumentos utilizados para a avaliação do clima escolar e a predominância de estudos internacionais quantitativos. A necessidade de estudos no contexto nacional é essencial diante dos impactos que o clima escolar exerce no bem-estar, na qualidade de vida e no processo educacional dos estudantes.
Palabras clave : ADOLESCÊNCIA; CLIMA ESCOLAR; PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO..