Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Estudos Feministas
versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584
Resumen
DIAS, Taís Ritter y LOPONTE, Luciana Gruppelli. Gênero e ensino de Artes Visuais: desafios, armadilhas e resistências. Rev. Estud. Fem. [online]. 2019, vol.27, n.3, e56280. Epub 01-Sep-2019. ISSN 1806-9584. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n356280.
Este artigo origina-se de uma inquietação suscitada pela ausência de pesquisas acadêmicas que articulem estudos de gênero e ensino de Artes Visuais. Para friccionar e problematizar o silêncio que ronda este tema, realizamos três movimentos. Iniciamos contextualizando alguns impasses que reiteradamente têm afastado a discussão de gênero da disciplina; em seguida, realizamos a análise de alguns artigos - disponíveis nos anais de dois importantes eventos da área de arte e educação - que abordam a temática. Nessa análise, lançamos mão dos conceitos gênero, poder e resistência, apreendidos de autores e autoras vinculados ao pós-estruturalismo, visando ao apontamento de alguns desafios colocados por esses artigos. No último movimento, esboçamos algumas intervenções feministas, ensejando que tais discussões se proliferem no ensino de arte.
Palabras clave : estudos de gênero; ensino de artes visuais; feminismos.