Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Estudos Feministas
versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584
Resumen
ALBUQUERQUE, Kristine Kelly de. Diálogos de gênero na educação: considerações sobre o projeto Lei Maria da Penha vai às escolas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2020, vol.28, n.2, e60485. Epub 01-Mayo-2020. ISSN 1806-9584. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n260485.
A violência doméstica e familiar contra a mulher se configura como um fenômeno social complexo e multifatorial. Suas formas de expressão e (in)visibilidades são marcadas por uma cultura patriarcal que traveste as desigualdades de gênero como inerentes ao desenvolvimento histórico da humanidade. A erradicação desta forma de violação dos Direitos Humanos perpassa pela necessidade da prevenção de suas diversas faces. Neste artigo busca-se apresentar o projeto Lei Maria da Penha vai às escolas e discutir sobre os seus efeitos ao enfrentamento destas violências. Levar tal tema ao âmbito escolar justifica-se por este ser um dos espaços primários de socialização, responsável por uma formação crítica e cidadã. Conclui-se que as oficinas têm sido espaço fértil de diálogo e construção de novas formas de se pensar as relações de gênero, contribuindo para uma sociedade mais equânime.
Palabras clave : gênero; educação; Lei Maria da Penha; violência contra a mulher; direitos humanos.