Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465
Resumen
GONZALEZ, Sara Serrate; MARTIN, Sonia Casillas y GONZALEZ, Marcos Cabezas. Fatores de qualidade determinando a formação práticade estudantes de educação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.105, pp.817-838. Epub 13-Jun-2019. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701625.
Este artigo contribui para conhecer os fatores determinantes de um treinamento prático de qualidade. Os eixos de interesse da pesquisa se concentram na satisfação dos alunos e na utilidade percebida durante este período de treinamento e na avaliação do assunto. Da mesma forma, o relacionamento existente com variáveis, como o tipo de centro ou as expectativas iniciais, foi estudado. O estudo baseia-se em uma abordagem quantitativa com um projeto de pesquisa pré-experimental com pré-teste e pós-teste. O tratamento dos dados resulta da análise descritiva e inferencial, estudando a relação das diferentes dimensões e a influência ou não de alguns fatores. A satisfação geral com este período é muito alta, observando que os alunos mais satisfeitos consideram que as práticas são mais úteis para o treinamento. Observou-se, também, que o centro atribuído tem uma influência considerável na satisfação dos estudantes. Esses resultados nos permitem tomar decisões que ajudem a melhorar esse processo de prática.
Palabras clave : Treinamento inicial; Práticas externas; Pedagogia; Satisfação; Utilidade.