Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465
Resumen
MORILLO, Mario Madroñero; AVILES, Enma Polonia Campozano y UYAGUARI, Julio. A Transcendência de Sumak kawsay para a nossa compreensão da educação, ética e política. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.106, pp.241-264. Epub 27-Ene-2020. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701717.
‘Sumak kawsay’ é uma concepção que ao longo dos últimos anos gerou considerável interesse em contextos políticos, econômicos, educacionais e de pesquisa, recebendo atenção de ativistas e acadêmicos devido à ‘ruptura’ que causa na concepção atual da ordem mundial. Em diferentes contextos, assume-se, como algo que deve ser alcançado através de um processo de transformação sobre o modo como as representações sociais são construídas a nível singular, comunitário e planetário, propondo “pensar de outra maneira” sobre os conceitos de modernidade que tomamos como certo, e promovendo um chamado para a restauração ou invenção do sentido da experiência, cultura, vida, a harmonia possa existir, bem como o respeito pela natureza.
Palabras clave : Suma kawsay; Etica; Política; Educação; Transformação.