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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465
Resumen
RODAS, Jhon Jairo Mosquera. Violência e conflito como elementos centrais para a deterioração do contexto educacional do Ensino Básico e Secundário nas instituições públicas de ensino. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.115, pp.520-549. Epub 05-Abr-2022. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902801.
A pesquisa tem como objetivo analisar os fatores de violência e de conflito nas instituições de ensino para determinar os elementos centrais que permitem a deterioração do contexto educacional. A metodologia foca na análise das categorias de violência de conflito, juntamente com a aplicação da teoria do equilíbrio de Nash, como estratégia para definir o caminho ideal para enfrentar as dinâmicas que emergem nos contextos educacionais afetados. Pelo método, a pesquisa é mista (qualitativo-quantitativa), focada em um tipo de estudo descritivo correlacional, determinando quais são os elementos relacionados à deterioração institucional. Outra ferramenta empregada é a análise estatística descritiva, juntamente com o perception multicamada, como possibilidades para identificar esses fatores, de modo a apontar possíveis soluções para o problema da violência e conflito nas instituições de ensino. Os resultados estatísticos não mostram diferença quanto à percepção que os entrevistados têm de ambas as categorias, o que leva a apontar que existe um processo de normalização dos diferentes aspectos da violência, tanto na comunidade como nas instituições de ensino.
Palabras clave : Educação; Estratégia; Equilíbrio; Comunidade.