Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060
Resumen
MOREIRA, Laura Ceretta y BAUMEL, Roseli C. Rocha de C.. Currículo em educação especial: tendências e debates. Educ. Rev. [online]. 2001, n.17, pp.125-137. ISSN 0104-4060.
O texto discute o currículo em educação especial e como ambos os temas vêm recebendo atualmente atenção tanto das reformas educacionais quanto das pesquisas e da comunidade escolar, mesmo que com distintas formas de preocupação. Aponta-se para as tendências curriculares no ensino especial que, historicamente, se caracterizaram por propostas segregatórias que legitimaram currículos inadequados e alienantes, que, muitas vezes, contribuíram para infantilizar o aluno considerado deficiente. Apresenta-se considerações sobre as vertentes atuais de currículo em educação especial no Brasil, sobretudo as referentes às adaptações curriculares.
Palabras clave : Currículo; Educação Especial; Necessidades Educacionais Especiais.