Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060
Resumen
FAJARDO, Delia María. El potencial didáctico del libro-álbum para la educación literaria-intercultural. Educ. Rev. [online]. 2014, n.52, pp.45-68. ISSN 0104-4060.
RESUMO Neste artigo se argumenta como a teoria e a metodologia da educação literária e do livro de literatura infantojuvenil ilustrado proporcionam uma plataforma pedagógica ideal para desenhar propostas curriculares baseadas na identificação e uso didático de elementos intertextuais na literatura de tradição oral das culturas em contato, que sirvam de apoio a programas de educação intercultural bilíngue. Como exemplo, se descreve de forma resumida um modelo criado para o contexto de Honduras, que inclui uma análise sobre as relações intertextuais que estão presentes nas narrações dos povos indígenas e afro-hondurenhos.
Palabras clave : Educação Literária-Intercultural; Cânone Formativo; Livro de Literatura Infantojuvenil Ilustrado.