Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411
Resumen
AMARAL, Mirian Maia do y SANTOS, Rosemary dos. Coreografias didáticas e inovações pedagógicas contemporâneas para uma educação emancipadora. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e76119. Epub 26-Nov-2020. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.76119.
Inovações decorrentes da cultura digital têm exigido dos educadores abertura e flexibilidade para conviverem com fluxos de informações, os mais diversificados, novos letramentos, múltiplas linguagens, diversidade cultural e a incerteza do conhecimento, que se amplia na imbricação do saber cotidiano com o conhecimento científico. Nesse cenário, que educação desejamos construir? Como podemos formar sujeitos atores e autores, na cibercultura, com vistas a uma educação/formação humana emancipatória? Como o processo de “aprendizagemensino1” pode contribuir para responder aos desafios contemporâneos? Neste ensaio, as autoras buscam refletir sobre o uso de metodologias ativas na Educação Superior. Ao trazerem, ao debate, o modo de viver o currículo e a prática educativa na atualidade, (re) pensam e propõem ações pedagógicas, na perspectiva de uma didática implicada, intercomunicativa e multidimensional, que enfatize a mediação partilhada e leve em conta as dimensões integrativas, formativas e tecnológicas do processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, concluem que novas coreografias didáticas e inovações pedagógicas contemporâneas podem enriquecer processos de “aprendizagemensino”, com vistas à formação de cidadãos autores e autônomos, sujeitos da construção de um mundo menos dogmático e mais solidário.
Palabras clave : Cibercultura; Coreografias didáticas; Inovações pedagógicas; Metodologias ativas; Educação emancipadora.