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Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411
Resumen
MACHADO, Cássia Cilene de Almeida Chalá y LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e82053. Epub 03-Mar-2022. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.82053.
O artigo busca evidenciar a relação com o saber de pessoas idosas matriculadas em turmas da Educação de Jovens e Adultos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi essencial o registrar/destacar a voz de cada pessoa idosa, que ao falar de si e, simultaneamente, dos outros e das coisas, trouxe ao estudo científico a possibilidade de apontar as dimensões da escolarização para a vida das pessoas idosas, sobretudo ao buscar compreender quais as relações estabelecidas com o aprender podem contribuir para o processo de empoderamento emancipatório desses sujeitos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com características exploratórias, em que se dialoga com teóricos como: Freire, Charlot, Bosi, Lisboa, entre outros; além do respaldo de documentos legais e de orientação de educação. Como principais resultados aponta-se para o fato de que a escolarização na vida dos participantes idosos vem como possibilidade de se perceberem como pessoas de saberes e de cultura. Notadamente, ao ter uma postura positiva perante a velhice, quanto ao desejo de compartilhar saberes e sentimentos e de serem protagonistas da sua história, elas têm o reconhecimento e a valorização no espaço familiar e social.
Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Pessoas idosas; Escolarização; Empoderamento.