Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043
Resumen
VASCONCELLOS, Tânia de. Infância e patrimônio. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.31, pp.21-32. ISSN 0104-7043.
O artigo, resultante de uma investigação etnográfica com crianças, toma a si os estudos sobre as relações entre infância e patrimônio, tendo por contexto o universo do Jongo ou Caxambu, manifestação cultural do Vale do Paraíba, registrada em nível nacional como patrimônio imaterial em 2005. A introdução das crianças na prática desse folguedo foi elemento fundamental na construção cruzada de um novo conceito de infância e de uma nova identidade do próprio Jongo ou Caxambu. Em foco, é colocada a relação educativa percebida como um encontro entre diferentes tempos, diferentes gêneros e vivida como tarefa política, geradora do novo.
Palabras clave : Crianças e Infâncias; Patrimônio Imaterial; Relação Educativa; Educação Patrimonial.