Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043
Resumen
SILVA, Greice Ferreira da y ARENA, Dagoberto Buim. Histórias em quadrinhos na educação infantil: a apropriação da leitura pelas crianças. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.31, pp.85-95. ISSN 0104-7043.
Este estudo trata de uma pesquisa-ação realizada numa escola pública municipal da cidade de Marília-SP, com crianças de 5 e 6 anos, e objetiva verificar como a formação de alunos leitores ocorre na Educação Infantil em um processo que considera a leitura como compreensão, envolvendo a apropriação dos significados presentes na situação de leitura, em atividades que façam sentido para o aluno, no contexto das histórias em quadrinhos. Busca também identificar as atitudes próprias de um leitor como parte do processo de apropriação da leitura por crianças de 5 e 6 anos, verificar como ocorre o processo de significação (significado/sentido) na leitura desse gênero discursivo e verificar como a metodologia adotada pela professora interfere no processo de apropriação de leitura dos alunos. Este trabalho fundamenta-se teoricamente no enfoque histórico-cultural, sob a perspectiva de Vygotsky e seus colaboradores, Bakhtin e de pesquisadores e estudiosos das HQs, como Vergueiro, Cirne e Moya. Discute como o ensino e a aprendizagem da leitura podem ser movidos pela necessidade e pelo interesse das crianças através de atividades e situações de leitura intencionalmente planejadas desde a Educação Infantil e estarem intimamente relacionados com a produção de sentido num processo interativo.
Palabras clave : Leitura; Histórias em Quadrinhos; Educação Infantil.