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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043
Resumen
SOUSA, Luciene Silva de y GOUVEA, Guaracira. Por que quem é pequenininho não ganhou um laboratório grandão? A criança no Programa de Informática Educativa da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.31, pp.97-107. ISSN 0104-7043.
Este estudo apresenta os resultados da análise das ações do Programa de Informática Educativa da rede municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro, que levaram à exclusão da educação infantil, focalizando o período de implantação de 2001 a 2004. A hipótese inicial era a de que as concepções sobre criança dos participantes da elaboração do Programa de Informática Educativa ocasionaram a exclusão da educação infantil. A implantação é resgatada por meio de entrevistas com os professores autores que participaram dos diferentes momentos de implementação do referido programa. Estes produziram narrativas e, ao utilizar o texto “O Narrador” de Walter Benjamin como diretriz, criamos uma grande narrativa. Os profissionais entrevistados interagem, reconstruindo a história do Programa de Informática Educativa, e contam como a Educação Infantil foi tratada por esse programa por meio de suas concepções sobre criança. Concluindo a pesquisa, retorna-se à questão inicial e observa-se que a hipótese estava apenas parcialmente correta, pois são apontados outros fatores. Sugerimos, ao final, que a Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro garanta a participação cada vez mais direta das crianças de 4 a 6 anos e seus professores em seu Programa de Informática Educativa.
Palabras clave : Educação Infantil; Informática Educativa; Criança.