Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043
Resumen
SILVA, Maria Edi da y CAMPOS, Roberta Bivar Carneiro. Ciclos festivos na escola pública e pluralismo religioso: conflitos e interações. Um ensaio por uma abordagem teórico-metodológica do estudo da festa no espaço escolar. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.35, pp.31-40. ISSN 0104-7043.
Partindo da escola pública como campo empírico, o objetivo do trabalho é intensificar o debate sobre a pluralidade religiosa existente nesse espaço e, por meio dos Ciclos Festivos, analisar e compreender a interação/sociabilidade dos agentes envolvidos no contexto. As festas escolares, historicamente construídas sobre elementos religiosos, são momentos privilegiados de vivência coletiva, atitudes reivindicatórias e busca por reconhecimento. A reconfiguração das festas nos faz pensar nos objetivos desses momentos, na interação dos agentes, como são representados e respeitados na sua identidade religiosa.
Palabras clave : Escola; Religião; Reconhecimento.