Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043
Resumen
RABELO, Miriam C. M. y SANTOS, Rita Maria Brito. Notas sobre o aprendizado no candomblé. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.35, pp.187-200. ISSN 0104-7043.
Este artigo tem por objetivo examinar o processo de aprendizado no candomblé. Partindo da noção de aprendizado como treino da atenção, proposta pelo antropólogo Tim Ingold, procura mostrar os meios, técnicas e relações por meio dos quais os novos ingressos em um terreiro vêm a se tornar membros experientes. O artigo está fundamentado em pesquisa de campo realizada em terreiros de Salvador, incluindo observação de atividades e realização de entrevistas. Aprender no candomblé envolve o desenvolvimento de habilidades diversas por meio de um engajamento ativo do corpo em contextos multissensoriais carregados de significado. Embora a sujeição aos mais velhos defina o contexto relacional em que os novatos aprendem, a dinâmica de aprendizado no candomblé abarca relações variadas (que incluem as próprias entidades), nas quais os papéis de aprendiz e instrutor mostram-se móveis e são frequentemente invertidos.
Palabras clave : Aprendizado; Candomblé; Educação da Atenção; Corpo e Sensibilidade.