Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043
Resumen
FERREIRA, Lúcia Gracia. Histórias de vida de professoras rurais: apontamentos sobre questões históricas e políticas de formação. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.36, pp.105-113. ISSN 0104-7043.
Este trabalho vincula-se à pesquisa realizada no campo dos estudos (auto)biográficos, com base nas histórias de vida de professoras rurais do município de Itapetinga (BA) que trabalharam no final do século XX e início do século XXI. A educação rural surgiu muito tarde e carrega no seu bojo marcas de sua (des)contextualização, implicando as políticas e práticas cotidianas e a ausência histórica de políticas vinculadas à formação. O texto intenta sistematizar e discutir histórias narradas por professoras, ao analisar questões concernentes ao cenário rural, de classe, de gênero, numa perspectiva histórica, com ênfase na feminização do magistério e no desenvolvimento do trabalho docente. Enfoca-se, de forma abreviada, aspectos teóricos relacionados à abordagem (auto)biografia, mediante utilização de narrativas de cinco professoras, numa perspectiva de colaboração, permitindo-nos pensar as histórias de vida, a formação e o desenvolvimento profissional, como marcados por dimensões históricas da professora rural e as respectivas influências e mudanças ocorridas no contexto de atuação.
Palabras clave : Professores Rurais; Escola Rural; Histórias de Vida; Formação Docente.