Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043
Resumen
MAKNAMARA, Marlécio y PARAISO, Marlucy Alves. Pesquisas pós-críticas em educação: notas metodológicas para investigações com currículos de gosto duvidoso. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.40, pp.41-53. ISSN 0104-7043.
Este trabalho tem o objetivo de destacar algumas notas teórico-metodológicas em torno de pesquisas em educação que se pretendem pós-críticas. Inicia destacando algumas características de teorizações pós-críticas em educação. Em seguida, explicita motivos a partir dos quais é produtivo investigar, numa perspectiva pós-crítica, os ensinamentos de músicas. Adiante, considerando a produtividade de discursos musicais na constituição de posições de sujeito, destaca alguns procedimentos afeitos a pesquisas pós-críticas em educação que empregam análises discursivas segundo inspiração de Michel Foucault. Por fim, traz algumas considerações finais referentes ao compromisso de pesquisar e de tentar escrever pós-criticamente em educação, sobretudo em se tratando de investigar discursos musicais.
Palabras clave : Teorias Pós-Críticas; Pesquisa em Educação; Análise do Discurso Musical.