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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043
Resumen
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; LOPES, Aline Moraes y COUTO, Pablo Alves. A neurociência na formação de professores: um estudo da realidade brasileira. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.41, pp.27-40. ISSN 0104-7043.
Conhecer o funcionamento, potencialidades e limitações do sistema nervoso possibilitam atender as demandas do educador frente às dificuldades de aprendizagem, levando a uma contribuição positiva na prática pedagógica. Por isso a importância de perceber os fundamentos sobre neurobiologia cognitiva, necessários no processo ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi verificar se os cursos de Pedagogia e dos Programas Especiais de Formação Pedagógica de docentes no Brasil têm incorporado em suas propostas pedagógicas os conhecimentos sobre a neurociência. Assim, foram realizadas análises nas matrizes curriculares desses cursos. Complementando o estudo, foi feita uma consulta ao banco de Teses e Dissertações da Capes, para identificar as publicações nacionais acadêmicas sobre essa temática. Os resultados permitem afirmar que a neurociência cognitiva na área educacional ainda não é uma realidade, haja vista a falta de disciplinas relacionadas com a neurociência na maioria das matrizes curriculares dos cursos pesquisados. Os dados, portanto, indicam a necessidade de uma revisão nos currículos dos profissionais da Educação. Analisando a produção nacional sobre a neurociência na educação, percebe-se que a pesquisa sobre este tema encontra-se tímida, embora exista um interesse cada vez maior nos últimos dez anos.
Palabras clave : Prática Pedagógica; Neurociência; Processo Ensino e Aprendizagem; Publicações Nacionais; Curso de Pedagogia.