Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043
Resumen
RIBEIRO, Ormezinda Maria y CAETANO, Carmem Jená Machado. Tempos e redes: a arquitetura de uma sala de aula em EAD. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.131-139. ISSN 0104-7043. https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42011.
Nos últimos anos, tem-se intensificado a implantação de cursos de graduação na modalidade a distância nas instituições públicas, permitindo que a investigação de elementos importantes em relação ao processo de ensino aprendizagem realizado em EAD também faça parte de discussões relevantes no âmbito acadêmico. O desafio é o de incorporar as tecnologias de informação e comunicação, as TIC, tendo em vista esses aspectos, sem incorrer no equívoco de aliar o recurso tecnológico à concepção empirista da educação. Em tempos de educação em rede, o tempo pedagógico assume a dimensão temporal dedicada à produção de experiências significativas que levem o estudante à autonomia no processo ensino aprendizagem. A inserção das TIC é, em geral, vista como simples instrumentalização, mas sendo novas tecnologias sua relevância toma outros sentidos, compondo as assim ditas habilidades do século XXI. Nosso aporte teórico encontra respaldos nos trabalhos desenvolvidos por Lévy (2009) e Pais (2004). Nosso objetivo é assumir a postura de pesquisadoras que acreditam que é preciso encarar o desafio que está mais do lado educacional do que tecnológico e repensar o papel que a pedagogia assume nos dias atuais, bem como trazer à tona reflexões de trabalhos desenvolvidos com resultados positivos.
Palabras clave : Tecnologia; Educação; Tempo Pedagógico.