Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043
Resumen
MACEDO, Dinalva de Jesus Santana; MESSEDER, Marcos Luciano Lopes y QUEIROZ, Delcele Mascarenhas. Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.49, pp.103-118. ISSN 0104-7043. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n49.103118.
Este artigo visa apresentar algumas reflexões a partir de uma pesquisa de doutorado realizada em três escolas, situadas em comunidades quilombolas do município de Bom Jesus da Lapa-BA, no Território de Identidade do Velho Chico. Buscamos analisar de que modo a educação escolar dialoga com as especificidades étnicoculturais das comunidades quilombolas. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas com professores, gestores, coordenadora pedagógica, pais e lideranças quilombolas, grupos focais com os alunos, análises dos projetos político-pedagógicos das escolas, observações de eventos, registros fotográficos e anotações em diário de campo. Os resultados demonstram que as escolas tratam as especificidades étnico-culturais das comunidades quilombolas de maneira pontual, descontextualizada e superficial, em datas comemorativas, no componente curricular de história, gincanas e outros eventos. Todavia, constatamos algumas experiências pedagógicas significativas que vêm transgredindo os currículos escolares para dialogar com o universo sociocultural dos alunos.
Palabras clave : Educação Escolar Quilombola; Práticas Curriculares; Relações Étnicoraciais; Interculturalidade.