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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043
Resumen
SANTOS, Diego dos y SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes. EDUCAÇÃO PARA O ECODESENVOLVIMENTO NO ENSINO BÁSICO SOB A PERSPECTIVA DA ECOSSOCIOECONOMIA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.52, pp.72-88. Epub 02-Jul-2019. ISSN 0104-7043. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n52.p72-88.
O século XXI trouxe consigo inúmeras revoluções científicas. Entretanto, ainda se depende essencialmente dos recursos naturais para o bem-estar humano. A educação exerce importante papel no desenvolvimento da humanidade e no modo como as populações alteram a dinâmica da natureza. Neste sentido, o ecodesenvolvimento está envolto na ecossocioeconomia, por ser um enfoque que enfatiza que os sistemas sociais estão imbricados nos sistemas naturais. O artigo retrata uma experiência ecossocioeconomica de metodologia pesquisa-ação em três eixos temáticos: i) história da ocupação de Blumenau e região; ii) meio ambiente e bairro; iii) interfaces entre saúde ambiental e humana. Resultados envolveram a expansão nas percepções e maneiras de pensar e agir, bem como a promoção da inovação pedagógica, à luz do enfoque do ecodesenvolvimento. Conclui-se que estudar a percepção da realidade físico-geográfica e socioambiental local pode levar a um aumento da percepção da vulnerabilidade socioambiental.
Palabras clave : Educação básica; Escala local e regional; Educação para o ecodesenvolvimento; Ecossocioeconomia.