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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194
Resumen
SILVA, Paulo Vinícius Baptista da y ALCARAZ, Rita de Cássia Moser. LETRAMENTO LITERÁRIO CRÍTICO RACIAL E POLÍTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CURITIBA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.62, pp.118-134. Epub 16-Dic-2021. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p118-134.
Neste artigo discutimos políticas de leitura na educação infantil em Curitiba a partir da compreensão das formas como a literatura infantil opera neste complexo contexto, propondo o conceito de “literatura literária racial” como forma de interpretação dos discursos literários dirigidos à infância e distribuídos e lidos em unidades de educação infantil de Curitiba. A proposta metodológica é de interpretação crítica sobre relações raciais. A análise do conjunto de dados da pesquisa nos permite a proposta de análise a partir dos conceitos discutidos por Aparecida Ferreira (2012, 2014a) de “letramento racial” e “letramento crítico racial” e sua integração com o campo de estudos sobre os “letramentos literários”. Propormos para a análise do campo da educação das relações étnico-raciais o termo “letramentos literários raciais”, já que as políticas de leitura e de educação infantil, os acervos e os livros de literatura infantil ainda estão proporcionalmente estruturados por uma branquidade normativa, silenciam outras identidades que não as brancas e, muitas vezes, com formas de estereotipia e discriminação.
Palabras clave : letramento racial; letramento literário; relações étnico-raciais; literatura infantil; educação infantil.