Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194
Resumen
ANECLETO, Úrsula Cunha; SILVA, Obdália Santana Ferraz y SILVA, Ediluzia Pastor da. DIÁRIO VIRTUAL COMO ESPAÇO (CIBER) FORMATIVO E MOVIMENTO DE PRÁXIS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNEB. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.318-337. Epub 25-Oct-2022. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p318-337.
Este artigo apresenta resultado de prática (ciber)formativa com graduandos do curso de Pedagogia, na modalidade presencial, tendo como objeto de estudo a reflexão desses sujeitos sobre a construção de práxis educativa, mediada por ambiente virtual de aprendizagem. Objetiva problematizar ações discursivas apresentadas pelos futuros professores da Educação Básica, ao vivenciarem a (ciber)formação, ao levar em conta aspectos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdos disciplinares, que fazem parte da organização dos cursos virtuais. Metodologicamente, situa-se como uma pesquisa-formação, tendo como dispositivo para a construção de informações o diário virtual, uma das interfaces do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Com este estudo, ratificamos a importância da realização de práticas formativas sobre a Educação online, como um movimento de práxis, também em cursos de modalidade presencial, ao considerar a atuação do futuro docente no ciberespaço.
Palabras clave : Diários virtuais; Educação online; Cibercultura; Racionalidade comunicativa; Pesquisa-formação.