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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194
Resumen
RIBEIRO, Simone; FORTUNA, Daniele y LIMA, Jacqueline. LITERATURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NA PRÉ-ESCOLA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.68, pp.231-246. Epub 13-Ene-2023. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p231-246.
O objetivo deste artigo é discutir, de forma interdisciplinar - estabelecendo um diálogo, principalmente, entre educação e sociologia -, a questão da leitura de história e a contribuição da literatura africana e afro-brasileira na formação da identidade da criança negra na pré-escola. Para tanto, apresenta um relato de experiência desenvolvido em uma escola do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, que atende crianças da pré-escola e ensino fundamental. A prática pedagógica em questão inseriu a literatura africana e afro-brasileira na rotina de uma turma de Educação Infantil, composta por 20 crianças na faixa dos cinco anos. O relato de experiência está ancorado, principalmente, nos pressupostos de Kabengele Munanga (2009) como base para a discussão teórica em torno da construção da identidade negra. Para o autor, o conceito de identidade no Brasil refere-se a uma realidade complexa que envolve fatores distintos como: histórico, linguístico e psicológico. Os resultados alcançados foram significativos tanto na relação de respeito entre as crianças, quanto na mudança de comportamento de algumas delas em relação a si próprias.
Palabras clave : negro; identidade; educação infantil; contação de história.