Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194
Resumen
CARDENAS-RODRIGUEZ, Rocio; OTERO-GUTIERREZ, Gema y MONREAL-GIMENO, Carmen. EDUCAÇÃO COM PERSPECTIVA DE GÊNERO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE ALUNOS. ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS COEDUCATIVAS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.70, pp.129-144. Epub 29-Ago-2023. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p129-144.
A escola é um reflexo da sociedade em que persistem os estereótipos de gênero. Como instituição social, é marcada por uma cultura patriarcal e androcêntrica que transmite conhecimentos, valores, normas, habilidades, histórias e comportamentos que continuam perpetuando a desigualdade estrutural em todas as esferas do processo educacional. Por isso, é necessário que, diante de um sistema educacional falido, sejam criadas estratégias coeducativas que promovam a equidade e a igualdade entre mulheres e homens na formação integral dos alunos. Neste artigo estabelecemos um conjunto de orientações e estratégias coeducativas a considerar para a construção de uma escola coeducativa que corrija as desigualdades e os mecanismos estruturais de discriminação em razão do sexo. Para isso, foi realizada uma análise qualitativa de conteúdo de diferentes guias coeducativos para desenhar um itinerário de estratégias coeducativas relacionadas a metodologias de ensino, processos de ensino e aprendizagem, currículo, avaliação, participação e representação, bem como outras considerações relevantes para desenvolver uma formação sem preconceitos de gênero.
Palabras clave : escola; coeducação; inclusão; formação integral; igualdade.