Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194
Resumen
GOMES, Tiago Pereira y GUEDES, Neide Cavalcante. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ENSINAR E APRENDER EM FOCO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.146-163. Epub 22-Abr-2024. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p146-163.
Este Educação e aprendizagem da docência tem como objetivo, descrever as práticas da docência, estabelecidas no saber-fazer profissional de professores que atuam na Educação Infantil, refletidas nas ações pedagógicas e metodológicas que favorecem os direitos de aprendizagens das crianças e o desenvolvimento de habilidades e competências docentes. Partimos do pressuposto de que as aprendizagens da docência são construídas continuadamente no movimento da teoria na prática a partir dos diferentes modos de atuação docente. Nossa fundamentação teórica baseia-se em Angotti (2003), Barbosa (2006), dos documentos legais (BRASIL, 1998), Pereira (2007), Tardif (2002, 2014), Zabalza (1998, 2000), entre outros autores. Na sua construção utilizamos a pesquisa do tipo narrativa (SOUZA, 2006), tendo como dispositivo de produção de dados o memorial de formação e da prática (PRADO; SOLIGO, 2004) e a observação participante (ANGROSINO; FLICK, 2009), realizada com seis professoras de três escolas da Rede Municipal de Educação de José de Freitas - PI. Utilizamos a análise de conteúdo, seguindo as concepções de Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999) para analisar os dados desta pesquisa. Os resultados evidenciaram que o desenvolvimento profissional docente está ancorado nas aprendizagens da docência, desde a trajetória pessoal e percursos formativos da profissão expressados pela rotina das professoras que é orientada pelo sistema municipal de ensino com base no Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa -PNAIC no sentido de atender aos objetivos, funções e finalidades do nível de ensino em foco.
Palabras clave : aprendizagem da docência; educação infantil; desenvolvimento profissional; ensinar e aprender.