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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194
Resumen
COELHO, Patrícia Margarida Farias; COSTA, Marcos Rogério Martins y VALENTE, José Armando. CURRÍCULO E JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS: POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO DE DEMANDAS SOCIAIS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.344-361. Epub 22-Abr-2024. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p344-361.
O objetivo deste estudo é refletir sobre como os jogos educativos podem auxiliar os currículos escolares a atender as demandas sociais. Foram selecionados dois campos recentemente inseridos por leis: (i) as relações étnico-raciais e o ensino de História e Cultura Afro-brasileira; e (ii) o incentivo à cultura de paz. Para associá-los, integramos jogos digitais aos processos de ensino e de aprendizagem e adotamos o método da pesquisa-ação. Os resultados do trabalho, desenvolvido em uma escola pública paulistana, demonstraram ser possível a integração das demandas sociais e dos conteúdos curriculares por meio de jogos educativos.
Palabras clave : Ensino-aprendizagem; Educação; Jogos; Língua Portuguesa.