Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478
Resumen
SCHNEUWLY, Bernard y DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.11, pp.05-16. ISSN 1413-2478.
Tornando-se um objeto de ensino, todo gênero textual transforma-se em gênero escolar. O artigo discute esta tese em três momentos. Num primeiro momento, o papel central da noção de "gênero" para a construção de capacidades de linguagem necessárias para as atividades de linguagem é desenvolvido teoricamente e a noção é situada em relação à de "práticas de linguagem", Três "tipos ideais" do tratamento dos gêneros no ensino da produção de textos orais e escritos são distinguidos. Isto permite, num terceiro momento, delinear algumas proposições para o tratamento didático dos gêneros na escola. A articulação destas proposições à noção de práticas de linguagem, introduzida no início do artigo, leva a uma série de questões que são consideradas centrais para o futuro trabalho didático.