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Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
LEIVA-GUERRERO, María Verónica; SEGOVIA EMBRY, Hery Alejandro y BENAVIDES MENESES, Matías. Competências na formação de líderes escolares: o caso do Mestrado em Liderança e Gestão de Organizações Escolares (MLGOE). Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290027. Epub 19-Mar-2024. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290027.
No Chile, a principal oferta de formação para os diretores está nos programas de mestrado, que demonstraram não dispor de mecanismos sistemáticos para avaliar o perfil de graduação. O objetivo deste estudo foi descrever as competências mais e menos significativas, em termos da sua aplicação no exercício da liderança escolar. Para este efeito, foi aplicado um inquérito aos diplomados de 2012-2018 e foi realizada uma entrevista com os que ocupavam o cargo de diretor e colaboradores. Os resultados mostram que toda as competências do perfil são altamente valorizadas, sendo a mais significativa a de no 2: conceber estratégias para motivar a comunidade para uma visão partilhada; seguida das de no 3: analisar as necessidades de desenvolvimento profissional do pessoal docente e fornecer apoio profissional; e no 5: analisar as práticas de gestão e os objetivos organizacionais de uma perspectiva sistêmica. Por outro lado, a competência 6, sobre mecanismos de responsabilização, é a que é difícil para alguns licenciados aplicarem.
Palabras clave : Competências; Perfil de Graduação; Liderança Escolar; Administração Escolar.