Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
GIOVINAZZO JUNIOR, Carlos Antônio. Educação política, violência, resistência: a formação da consciência e o enfrentamento ao autoritarismo e à agressividade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290047. Epub 05-Abr-2024. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290047.
Ensaio no qual se apresenta reflexões sobre violência social e suas manifestações na escola. Trata-se de relação que jamais pode ser negligenciada, pois a educação também contém as tendências sociais que reproduzem a violência, a agressividade e a barbárie. Com base em autores da Escola de Frankfurt, discorre-se sobre o tema da violência, destacando seus nexos com o sistema social e econômico, que se reproduz exatamente promovendo a destruição de pessoas, culturas e o meio ambiente. Seguem considerações que evidenciam que tal destrutividade repercute na formação das subjetividades e das disposições de os indivíduos se conformarem ou resistirem a essa tendência. Por fim, aventa-se a possibilidade histórica de concretização da dimensão política da educação como forma de contraposição e enfrentamento da agressividade e violência inerentes às sociedades do capitalismo avançado.
Palabras clave : Teoria crítica da sociedade; Violência social; Educação e resistência; Educação política.