Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Especial
versión impresa ISSN 1413-6538
Resumen
OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de y MARQUES, Susi Lippi. Aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças com necessidades especiais decorrentes da deficiência visual: revisão da literatura. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.371-384. ISSN 1413-6538.
O objetivo deste artigo foi efetuar uma revisão da literatura acerca das principais investigações conduzidas sobre o tema aquisição e desenvolvimento da linguagem realizadas com crianças portadoras de deficiência visual. Apreendeu-se que nas décadas de 80 e 90 as pesquisas foram expressivas, porém, em função de problemas metodológicos e da impossibilidade de generalização de resultados deram origem a controvérsias que persistem até o presente momento. No âmbito nacional poucos estudos abordam o tema de modo específico, isto é, o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem na referida população. Embora exista uma vasta literatura estrangeira a respeito do assunto ainda é notória a necessidade de ampliação de pesquisas sobre o processo em questão, visando novas propostas de intervenção e programas educacionais especiais.
Palabras clave : Desenvolvimento da Linguagem; Deficiência Visual; Aquisição da Linguagem; Desenvolvimento Infantil; Educação Especial.