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Revista Brasileira de Educação Especial
versión impresa ISSN 1413-6538
Resumen
BRAUN, Patricia y NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula. A Formação de Conceitos em Alunos com Deficiência Intelectual: o Caso de Ian. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp.75-92. ISSN 1413-6538. https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000100006.
este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado, com alunos que apresentam deficiência intelectual, matriculados em uma escola regular da rede pública do Rio de Janeiro, entre os anos de 2009 e 2012. A pesquisa-ação colaborativa e a abordagem histórico-cultural foram as bases teórico-metodológicas para investigar a elaboração dos processos de ensino e aprendizagem e a formação de conceitos por um aluno com deficiência intelectual. Os episódios da interação professor aluno, filmados na sala de aula e na sala de recursos, indicaram possibilidades de ações pedagógicas com vistas a situações de ensino conducente à construção de conceitos pelo aluno com deficiência intelectual. Além disso, constatou-se que a abordagem teórico-metodológica foi favorável à organização, de forma colaborativa, das atividades de ensino, pelas professoras de sala de aula e da sala de recursos, com procedimentos de ensino mais adequados ao processo de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual, na escola regular.Tal proposta se coaduna com a perspectiva de ensino de qualidade para todos.
Palabras clave : Educação Especial; Deficiência intelectual; Formação de conceitos; Abordagem histórico-cultural; Pesquisa-ação-colaborativa.