Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Especial
versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470
Resumen
ROCHA, Manuela Lima Carvalho da; PIRES, Samia Marcia Araujo Monteiro; SILVA, Simone Souza da Costa y PONTES, Fernando Augusto Ramos. Rede de Conhecimento e Educação Especial: uma Revisão Sistemática de Literatura1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2020, vol.26, n.3, pp.527-544. Epub 13-Ago-2020. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0168.
Neste artigo, objetivou-se identificar a rede de conhecimento existente na Revista Brasileira de Educação Especial por meio da descrição do padrão relacional e de algumas métricas de rede. O estudo consistiu em uma revisão com características peculiares à revisão sistemática: a análise de rede de conhecimento por meio das palavras-chave e a teoria dos grafos. A busca dos artigos ocorreu na referida revista, atingiu publicações de 1992 a 2017. Encontrou-se 391 artigos e 615 palavras-chave diferentes. Concluiu-se que a rede de conhecimento apresenta baixa densidade e alto índice de clusterização e que as palavras-chave com maior centralidade de grau e de intermediação foram Educação Especial, Educação Inclusiva e Inclusão.
Palabras clave : Deficiências; Educação Especial; Rede de conhecimento.