Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versión impresa ISSN 1414-4077
Resumen
GOERGEN, Pedro. Da formação ao ensino: um ponto cego nas políticas de pós-graduação. Avaliação (Campinas) [online]. 2013, vol.18, n.01, pp.45-68. ISSN 1414-4077.
No presente ensaio, o autor reflete sobre a crise da educação superior frente aos novos desafios decorrentes das transformações epistêmicas e sociais, ocorridas nas últimas décadas. O eixo condutor é a passagem do caráter formativo ao informativo da educação superior e, neste contexto, a imposição da lógica utilitarista e eficientista como paradigma de qualidade. Diante da crescente supremacia do pensamento operacional, da globalização e das políticas econômicas neoliberais, pergunta-se qual o espaço que resta para políticas de Estado e garantias de autonomia da educação superior dominada pelos imperativos do mercado.
Palabras clave : Educação Superior; Universidade; Formação; Ciência e Tecnologia; Plano Nacional de Educação; Pensamento Operacional.