Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765
Resumen
BOSCHETTI, Vania Regina. Doing, knowing and learning times: Parfor from University of Sorocaba. Avaliação [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.529-543. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000200015.
Aprender é um exercício constante de renovação, dizia Paulo Freire. A partir desse princípio, o texto tem por objetivos: apresentar o Parfor, seu suporte legal e características de funcionamento, entender o caráter histórico-antropológico da educação, caracterizar a implantação e desenvolvimento do Parfor, na Universidade de Sorocaba, e analisar o Programa à luz dos conceitos pedagógicos relacionados à formação e capacitação docente. A pesquisa realizada no desenrolar do curso, se fez pela observação direta do cotidiano e pela coleta de dados decorrente de pesquisa desenvolvida com alunas e professores que conviveram ao longo do processo de estudo. Procedeu-se análise dos resultados permitindo uma reflexão ampliada sobre a formação de professores à luz da proposta do Parfor, das expectativas das alunas e do trabalho docente.
Palabras clave : Formação de professores; Parfor; Práticas docentes.