Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765
Resumen
CEZARINO, Luciana Oranges y CORREA, Hamilton Luiz. Mensuração da interdisciplinaridade nos cursos de graduação em Administração. Avaliação [online]. 2019, vol.24, n.1, pp.174-188. Epub 02-Ene-2019. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000100010.
O artigo propõe um modelo de mensuração da interdisciplinaridade nos cursos de graduação em Administração. A survey eletrônica foi realizada nos cursos avaliados pelo Enade 2009 e os dados tratados pela Análise Fatorial e de Conglomerados. A média de interdisciplinaridade dos cursos em relação aos fatores dimensionados no modelo foi de 2,63 em uma escala de 0 a 10, considerado baixo, ou seja, tudo indica os projetos de interdisciplinaridade são escassos nos cursos de Administração no Brasil. A análise fatorial revelou alto índice de correlação entre os dados e de 17 variáveis reuniu duas dimensões de mensuração: “organização” e “didática”. Com a análise de conglomerados foi constatado que o grupo que apresenta cursos com maior presença da variável articulação é que obteve melhores índices de interdisciplinaridade.
Palabras clave : Interdisciplinaridade; Administração; Graduação.