No PDF do artigo Por uma gestão mais democrática na educação: contribuições de uma formação a distância para atuação profissional de seus egressos com número de DOI: 10.1590/S1414-40772019000300011, publicado no periódico AVALIAÇÃO, 24 (3): 766-784, na página 772, no terceiro parágrafo onde se lê Quadro 1, deve-se incluir:
Implantação dos Conselhos Escolares | Após ter feito o curso de Formação em Conselhos Escolares participei do processo de implantação do(s) Conselho(s) Escolare(s) |
O curso de formação me motivou a fomentar e incentivar a implantação do(s) Conselho(s) Escolare(s) | |
No curso de formação aprimorei conhecimentos e habilidades que foram utilizadas (ou poderiam ser utilizadas) em ações para implantação do(s) Conselho(s) Escolare(s) | |
O curso de formação me qualificou para os procedimentos referentes à regulamentação dos conselhos escolares em minha rede de ensino/município | |
Fortalecimento dos Conselhos Escolares | Após o curso de formação propus e/ou participei de ações para o fortalecimento dos Conselhos Escolares na minha rede de ensino e/ou município |
No curso de formação adquiri competências necessárias para a tarefa de contribuir com o fortalecimento dos Conselhos Escolares na minha rede de ensino e/ou município | |
Após curso me senti mais seguro(a) para orientar ações, participar de discussões e incentivar iniciativas que venham (ou poderiam vir) a fortalecer a atuação dos Conselhos Escolares | |
As atividades de levantamento de informações sobre os conselhos (plano inicial) e o plano de ação auxiliaram (ou poderiam auxiliar) na execução de ações para a implantação e/ou fortalecimento dos conselhos escolares. | |
Sobre os conhecimentos adquiridos no curso | No curso de formação pude aprender os conceitos básicos sobre os Conselhos Escolares |
No curso de formação pude aprender questões práticas sobre os Conselhos Escolares | |
Os materiais e atividades do curso de formação me ajudaram na ampliação dos conhecimentos sobre os Conselhos Escolares | |
Os feedbacks recebidos no curso de formação me ajudaram a ampliar o conhecimento sobre os Conselhos Escolares | |
Sobre a iniciativa de formação continuada/ divulgação | Realizar o curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares me motivou a realizar outras formações na modalidade à distância |
Recomendaria o curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares a um colega | |
Após o curso passei a compartilhar mais informações sobre os Conselhos Escolares e divulgar as políticas e ações relacionadas ao Programa | |
Em virtude da participação no curso de formação, me tornei a/o principal responsável pelo Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares em minha instituição e/ou município | |
Sobre o Plano de Ação | A elaboração do Plano de Ação me auxiliou na implantação e/ou fortalecimento dos Conselhos Escolares em minha rede de ensino |
A elaboração do Plano de Ação me fez refletir sobre as necessidades de ter os Conselhos Escolares atuantes na minha rede de ensino | |
Realizar o Plano de Ação foi crucial para minha atuação na implantação e/ou fortalecimento dos Conselhos Escolares em minha rede de ensino | |
A elaboração do Plano Inicial me auxiliou na construção do Plano de Ação |
Na página 773, onde se lê Tabela 1, deve-se incluir:
Escores | Média Sim (DP) | Média Não (DP) | t | p |
---|---|---|---|---|
Implantação | 15,95 (4,78) | 13,37 (4,96) | 8,71 | 0,00** |
Fortalecimento | 17,98 (2,30) | 15,43 (3,75) | 13,96 | 0,00** |
Conhecimento | 18,53 (1,82) | 17,70 (2,58) | 6,27 | 0,00** |
Compartilhamento | 16,83 (2,68) | 14,32 (3,49) | 13,54 | 0,00** |
Plano de Ação | 17,09 (2,99) | 12,17 (5,67) | 18,73 | 0,00** |
Total | 86,37 (10,65) | 72,99 (14,90) | 17,46 | 0,00** |
Na página 775, onde se lê Gráfico 1, deve-se incluir:
Na mesma página, onde se lê Gráfico 2, deve-se incluir:
Ainda na mesma página, onde se lê: Gráfico 3, deve-se incluir:
Na página 776, onde se lê Gráfico 4, deve-se incluir:
Na mesma página, onde se lê Tabela 2, deve-se incluir:
Justificativas | Frequência | Percentual |
---|---|---|
Não atua na área | 103 | 25% |
Em andamento | 47 | 11% |
Não teve oportunidade | 37 | 9% |
Aplicado parcialmente | 30 | 7% |
Auxiliou no desenvolvimento de outra ação | 30 | 7% |
Já existiam conselhos | 29 | 7% |
Não houve interesse | 26 | 6% |
Questões políticas | 21 | 5% |
Falta de compromisso dos municípios | 11 | 3% |
Foi apenas atividade do curso | 10 | 2% |
Falta de tempo | 10 | 2% |
Não recebeu apoio da secretaria de educação | 9 | 2% |
Já existia um plano anterior | 9 | 2% |
Não tinha estrutura suficiente | 8 | 2% |
Muitas dificuldades encontradas | 8 | 2% |
Precisa de alguns ajustes | 3 | 1% |
Outras | 26 | 7% |