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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765
Resumen
PIRES, Priscila Keller y ALPERSTEDT, Graziela Dias. Disseminando e aplicando conhecimento sobre sustentabilidade e inovação social: o caso do Laboratório de Educação para Sustentabilidade e Inovação Social - LEdS. Avaliação (Campinas) [online]. 2022, vol.27, n.3, pp.651-673. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000300014.
A questão do desenvolvimento sustentável tem sido um dos temas recorrentes na agenda das instituições de ensino superior. Nesta perspectiva, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), desenvolveu um projeto institucional chamado "UDESC Sustentável" que promove iniciativas para colocar a sustentabilidade em prática. Uma dessas iniciativas, denominada "Laboratório de Educação para Sustentabilidade e Inovação Social" ou simplesmente LEdS, foi desenvolvida no Campus I da UDESC em Florianópolis e visa, a partir da ideia de um laboratório vivo, incentivar estudantes e professores a desenvolverem pesquisas e práticas que abordam os principais problemas públicos da cidade, dialogando com o público alvo envolvido, bem como atuando em suas particularidades ou demandas específicas. O objetivo é, portanto, disseminar e aplicar conhecimentos sobre sustentabilidade e inovação social, integrando ensino, pesquisa e extensão. Este artigo descreve esta iniciativa, as abordagens teóricas e as práticas que a fundamentam.
Palabras clave : sustentabilidade; inovação social; living labs; educação para sustentabilidade; ensino superior.