Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765
Resumen
VIEIRA, André de Holanda Padilha; PAUL, Jean-Jacques y BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. A entrada dos egressos de licenciaturas da educação superior na docência. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023006. Epub 26-Jun-2023. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100006.
Este artigo analisa a relação entre as diferenças qualitativas na formação dos graduados dos cursos de licenciatura da educação superior e os resultados que os egressos obtêm no emprego formal no Brasil. Utilizamos os dados do Enade 2011 e RAIS 2014 para investigar dois tipos de resultados dos graduados no mundo do trabalho: (1) entrada no emprego formal; e (2) emprego na ocupação típica de docência. A análise indica desigualdades nos resultados por gênero, raça e, sobretudo, nível socioeconômico dos egressos, além de mostrar que as diferenças qualitativas na educação superior importam para o seu destino ocupacional.
Palabras clave : educação superior; formação docente; mercado de trabalho para docentes; educação básica; estratificação social.